-
Arquitetos: Hayhurst and Co.
- Área: 99 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Kilian O'Sulivan
-
Fabricantes: Force 5 Engineering, Glazing Vision, Sunsquare
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é um novo lar, estúdio e galeria para Whitaker Malem.
No terreno de um ateliê, os clientes desejavam criar um novo lar e estúdio, maximizando o espaço e a luz natural disponível dentro do pequeno terreno e atrás da residência vitoriana adossada ao terreno.
Construído dentro das paredes originais de tijolo que compartilham com seus vizinhos, o projeto foi concebido sob três coberturas diferentes para criar a melhor forma possível para o local. A Casa Jardim estabelece um modelo de como reabilitar edifícios e maximizar a comodidade residencial nas áreas sensíveis do centro urbano.
O edifício é acessado através de um jardim de inverno com uma grande claraboia de aço inoxidável polido que revela a luz que surge ao redor da entrada, o que distorce a escala do espaço, daí se conduz a um conjunto conectado de espaços iluminados pela luz natural através de eixos.
No térreo, a conservação e exposição da coleção de arte dos proprietários é proporcionada em forma de estantes de aço branco a medida que continuam através de uma escada de aço que flutua longe da parede, o que permite que a luz natural entre por trás da casa.
O pavimento superior está revestido com painéis de carvalho para proporcionar um ambiente rico para o estúdio, que também é utilizado como sala de montagem para os clientes e como um espaço de galeria para exposições privadas de trabalhos dos proprietários. O espaço está iluminado naturalmente.
A cobertura é um jardim suspenso feito a medida, formado por perfis de aço inoxidável suspensos sobre uma membrana de GRP. Coberta por este jardim visualmente dramático, a casa oferece um protótipo para o desenvolvimento de zonas industriais abandonadas, que são ambientes urbanos densos e adaptáveis.
Originalmente publicado em Outubro 01, 2016.